30

CÁTEDRAS DE NUTRICIÓN, PSICOLOGÍA Y BIOLOGÍA: PASEC- PROGRAMA DE ACCIÓN SOCIOEDUCATIVA EM COMUNIDADES
BRASIL

univ_ico UNIVERSIDAD: Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
AÑO DE FUNDACIÓN: 1969
ESTADO/PROVINCIA: São Leopoldo / Rio Grande do Sul (RS)
POBLACIÓN ESTUDIANTIL EN 2013: 31.000 alunos

pers_ico RESPONSABLES DE LA EJECUCIÓN DE LA EXPERIENCIA:
Gelson Luiz Fiorentin – Biólogo/ Mestre em Biociências / Coordenador do PASEC
Gabriela Kunz Silveira – Psicóloga/ Especialista em Saúde Mental Coletiva/ Mestranda em Psicologia Social e Institucional
Camila Hofmann – Nutricionista/ Especialista em Saúde da Família e da Comunidade
Adriani Faria – Assistente Social
gfiorentin@unisinos.br

VÍNCULOS A LA EXPERIENCIA:
Projetos sociais: Acao socioeducativa na comunidade

UNIDAD RESPONSABLE DE EJECUTAR LA EXPERIENCIA:
Cursos de Biologia,Nutrição, Psicologia e Serviço Social

luga_ico

LUGAR(ES) DONDE SE IMPLEMENTA:
Região Norte do municipio de São Leopoldo/ RS/ Brasil
Centro de Cidadania e Ação Social (CCIAS)/ UNISINOS

anti_ico

ANTIGÜEDAD:
O programa atua na comunidade desde 1993.

asig_ico

ASIGNATURA OBLIGATORIA Y/O ELECTIVA:
Eletiva para os alunos dos cursos de biología, nutrição, psicología e serviço social. Podem ser desenvueltos estágios curriculares obrigatórios e não obrigatórios.

enfo_ico

ENFOQUE DISCIPLINAR O INTERDISCIPLINAR:
O serviço é interdisciplinar, composto pelas áres de biología, nutrição, psicología e serviço social.
anio_ico

AÑO EN QUE SE IMPARTE:
A partir do 2.º semestre.

xp_ico

TIPO DE EXPERIENCIA:
Materia teórico-práctica

dura_ico

DURACIÓN EN PERIODOS ACADÉMICOS:
2 semestres al año

frec_ico

FRECUENCIA DE ENCUENTROS:
3 encuentros semanales

HORAS TOTALES DE LA EXPERIENCIA:
216h semestre

publ_ico

POBLACIÓN A LA QUE ESTÁ DIRIGIDA LA PRÁCTICA:
Combinación de las anteriores
(niñez y adolescentes)

ANTECEDENTES DE LA EXPERIENCIA

São Leopoldo possui uma área de 203,3 km2, população de 215.606 habitantes e uma taxa de urbanização de 99,6% contra 0,40% na área rural. Apresenta PIB per capita de R$ 15.601, elevado índice de crescimento (1,72%), baixa taxa de analfabetismo (3,17%) e índice de desenvolvimento humano municipal de 0,805; estando entre as dez cidades mais violentas do Rio Grande do Sul (FEE, 2011). Neste cenário são desenvolvidas atividades do Serviço no Loteamento Tancredo Neves, Vila Santa Marta, Bairro Arroio da Manteiga e Jardim Luciana, Zona Norte de São Leopoldo/RS. Destaca-se a Vila Santa Marta, que possui parte de sua área com ocupação irregular e a maioria de seus moradores encontram-se em situação de vulnerabilidade social. São aproximadamente 700 famílias, com média de quatro pessoas por unidade doméstica. Abriga na sua periferia o aterro sanitário da cidade e não possui unidade básica de saúde, saneamento básico e posto policial. Soma-se a esses fatores a fragilização dos vínculos afetivo-relacionais e de pertencimento social que caracterizam a realidade dos moradores, os quais na busca de melhores condições de vida, não fixam moradia, não estabelecem laços identitários e de organização social.

OBJETIVOS DE LA EXPERIENCIA

General:

Contribuir para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes, por meio do fortalecimento dos vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social na convivência familiar e comunitária.

Específicos:

-Promover e incentivar a educação alimentar e nutricional, informando sobre a qualidade e segurança dos alimentos e hábitos alimentares necessários à vida saudável;

-Difundir o emprego de técnicas para produção de hortaliças e plantas medicinais, que preservem o meio ambiente e utilizem de forma racional os recursos naturais disponíveis na comunidade;

Propiciar espaço educativo e formativo de diálogo e escuta que seja acolhedor para todos os segmentos, independente de suas diferenças físicas, étnicas, credo ou situação econômica.

DIAGNÓSTICO DE SITUAÇÕES DE RISCO SOCIAL

O diagnóstico das situações de vulnerabilidades e riscos sociais está fundamentado nas análises realizadas a partir das visitas domiciliares. No ano de 2013 realizamos 141 visitas domiciliares que resultaram na formulação do Relatório Social de 21 usuários do projeto, além da verificação de intercorrências, motivos de faltas consecutivas posibilitando, quando necessário, efetuar o desligamento dos participantes mediante ciência dos pais e/ou responsáveis. Para além da expressiva representação macro da Vila Santa Marta, permeada por uma realidade de pessoas adultas com baixa escolaridade, crianças e adolescentes com repetência continuada e múltipla, trabalho precário, informal e de baixa remuneração, violência e falta de infraestrutura, constatamos algumas situações extremas: casos de negligência, trabalho infantil, crianças sozinhas no contraturno e em extrema vulnerabilidade, uso abusivo de substâncias psicoativas, falta de rede social de apoio, além de violência doméstica e sexual. Estas situações nos levaram a realização de práticas conjuntas com o poder público e organizações não governamentais, atuando em rede pelo direito das crianças e adolescentes.

DIAGNÓSTICO NUTRICIONAL

Em 2013, foram realizadas 02 avaliações antropométricas coletivas com os participantes do Serviço, originando o seguinte resultado:

Estado nutricional 1ª Avaliação – ABRIL 2ª Avaliação – NOVEMBRO
Magreza (baixo peso) 4%
Risco para Baixo Peso 10,8%
Eutrofia (peso adequado) 56,7% 74%
Sobrepeso 19% 11%
Obesidade 13,5% 11%
Total de alunosavaliados 37 27

Ao comparar as avaliações observamos a redução da prevalência de sobrepeso e de obesidade, com incremento do percentual de crianças e adolescentes eutróficos (peso adequado) e com diagnóstico de magreza (em n.º absoluto= 1 caso). No entanto, os índices de excesso de peso são bastante altos, sinalizando a necessidade de intensificar práticas de atenção para minimizar este problema e melhorar a qualidade de vida do público atendido.

Diagnóstico ambiental: Em 2013 o diagnóstico ambiental foi baseado nas visitas domiciliares, nas informações obtidas nos mutirões ecológicos com participação da comunidade escolar e dos acadêmicos da disciplina Ambiente e Saúde da UNISINOS e, ainda, nas atividades executadas com as crianças e adolescentes nas áreas circunvizinhas da Escola, especialmente, na sub-bacia do Arroio da Manteiga, formador do rio dos Sinos. Esse rio representa a principal fonte de água para mais de dois milhões de habitantes. Além disso, tivemos uma participação bastante ativa no Projeto COM-VIDA e Água Viva, coordenados por professores da Escola Santa Marta com participação de expressiva dos alunos. A parceria com o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (SEMAE), possibilitou ampliação na produção de diferentes espécies de hortaliças. Deve-se salientar que a produção de alimentos orgânicos contribuiu para melhorar a qualidade do padrão alimentar dos usuários e de seus familiares, pois as hortaliças são utilizadas na alimentação escolar ou levadas para suas casas.

As escolas, como locus da ação do Serviço, foram escolhidas por representar um espaço protetivo legítimo da comunidade e por simbolizar uma área de potencialização das qualidades dos participantes e comunidade escolar. Na modalidade da proteção social básica, como atividade socioeducativa em contraturno escolar e a partir de uma perspectiva didática integradora e interdisciplinar, o Serviço utiliza a horta escolar enquanto articulação e mediação dentro do contexto escolar e comunitário. Nessa direção, as ações são desenvolvidas por meio da Horta Mãe-da-Terra: educação ambiental e cidadania; elo desencadeador, estratégia pedagógica fácilmente reaplicável e de baixo custo que viabiliza as demais ações de articulação da comunidade escolar em suas relações e dimensões sociais, culturais e ambientais. A modalidade de acesso ao Serviço ocorre por adesão espontânea dos usuários, mediante inscrição e autorização dos responsáveis. A cada semestre há divulgação junto à comunidade escolar. Na manutenção desta parceria, a escola disponibiliza, além do espaço físico, a alimentação escolar para os participantes.

Após a inserção no projeto o educando recebe uma visita domiciliar. Essa ação visa, inclusive, a aproximação com a família e elaboração de relatórios sociais. A equipe reúne-se semanalmente para elaboração das oficinas que serão ministradas aos participantes.

Nossa principal ferramenta pedagógica é o espaço da Horta Mãe-da-Terra: educação ambiental e cidadania. Através da horta integram-se as demais ações realizamdo oficinas temáticas sobre educação ambiental e alimentar e cidadania. Além disso, são realizadas visitas domiciliares para cada participante do programa.

ACTORES CLAVES QUE HAN PARTICIPADO EN LA EXPERIENCIA

A equipe é composta por técnicos e estagiários da biologia, nutrição, psicologia e serviço social.Além dos acadêmicos envolvidos diretamente no Serviço, também ocorre a participação de discentes matriculados na Disciplina Ambiente e Saúde do curso de Ciências Biológicas da UNISINOS, a qual recebe acadêmicos de diversas áreas do conhecimento. Além desses, participam discentes de disciplinas do curso de Nutrição. Esse processo é obtido através da articulação de docentes das diferentes áreas de conhecimento.

Fazem parte do programa: técnicos e estagiários, acadêmicos, crianças e adolescentes, profesores do ensino fundamental, diversos setores do poder público municipal, ONGs, empresas privadas e a comunidade em geral.

RESULTADOS Y LOGROS OBTENIDOS EN LA REALIZACIÓN DE LA EXPERIENCIA

Semanalmente, coordenação, equipe técnica e estagiários se reúnem para avaliar as atividades executadas na semana anterior e planejaras próximas. Nestes encontros faz-se uma avaliação de desempenho da equipe e das crianças e adolescentes. Ao final de cada atividade é realizada uma avaliação juntamente com as crianças e adolescentes. Quando necessário promove-se reuniões com a Direção e equipe pedagógica da escola. Também, são realizados encontros com os familiares.

Destacamos a manutenção de 51 espécies de plantas medicinais cultivadas, além das espécies espontâneas; monitoramento e manutenção de mudas de árvores nativas plantadas desde 2006 em áreas de preservação no Loteamento Tancredo Neves; plantio de 20.520 mudas de hortaliças nos espaços da Horta Mãe-da-Terra (EMEF Santa Marta), EMEF Tancredo Neves e Horta Vulcaniando Sabores da ONG Vulcano. Soma-se a possibilidade dos discentes e docentes participarem de ações socioeducativas com comunidades que ainda vivem em situação de vulnerabilidade. Essas ações permitem a inclusão de crianças e adolescentes em espaço saudável, fortalecendo vínculos e evitando exposição a situações de risco. Formação dos estagiários e participantes do programa sobre as questões relacionadas com a educação ambiental, nutricional e em cidadania. Participação em eventos científicos, divulgando os resultados obtidos no programa.

FACTORES QUE HAN FACILITADO Y OBSTACULIZADO EL DESARROLLO DE LA EXPERIENCIA

Um dos fatores positivos refere-se a estrutura que a Universidade oferece para o desenvolvimento das atividades. Além disso, destacam-se as parcerias com o poder Público Municipal de São Leopoldo.

Dificuldade na integração dos profissionais da academia com aqueles das escolas municipais, além da resistência da comunidade em envolver-se nas ações propostas, especialmente, na continuidade dos processos implantados.

LECCIONES APRENDIDAS

A aprendizagem é contínua, desde a preparação das atividades até a aplicação das oficinas. Trabalhar em áreas com carência de serviços públicos e de espaços de lazer é um grande desafio e ao mesmo tempo um locus de aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos e dos participantes da comunidade.

POR QUÉ ÉSTA ES UNA BUENA EXPERIENCIA PARA LA COMUNIDAD EDUCATIVA Y PARA EL DESARROLLO DEL ENFOQUE DE RSU

Uma das grandes metas da prática é criar situações para que os participantes e a comunidade em geral possam replicar, facilmente, as técnicas desenvolvidas no Programa. Também, o Programa recebe estudantes e grupos de outras comunidades para troca de experiências. Essas ações fortalecem a boa prática.


Web
WebWeb