36

CÁTEDRAS DE PSICOLOGÍA Y OTRAS DISCIPLINAS: PROYECTO DE ATENCIÓN AMPLIADA EN SALUD: SERVICIO ESCOLAR INTERDISCIPLINAR-ÁREA DE SALUD-ENFERMERÍA, NUTRICIÓN Y PSICOLOGÍA
BRASIL

univ_ico UNIVERSIDAD: Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
FUNDACIÓN: 1969
ESTADO/PROVINCIA: São Leopoldo / Rio Grande do Sul (RS)
POBLACIÓN ESTUDIANTIL EN 2013: 30737 alunos

pers_ico RESPONSABLES DE LA EJECUCIÓN DE LA EXPERIENCIA:
Rosana Cecchini de Castro- Doutora em Psicologia.
Coordenadora do Projeto de Atenção à Saúde – PAAS, há 10 anos.
cecchini@unisinos.br

UNIDAD RESPONSABLE DE EJECUTAR LA EXPERIENCIA:
Unidade Acadêmica de Graduação – UAGRADe Gerência de Ação Social da UNISINOSEstágios Curriculares Obrigatórios

luga_ico

LUGAR(ES) DONDE SE IMPLEMENTA:
O PAAS (Projeto de Atenção Ampliada à Saúde) – um dos projetos da Gerência de Ação Social da UNISINOS.

anti_ico

ANTIGÜEDAD:
Em 1986 existiam serviços separados de Enfermagem, Nutrição e psicologia, desde 1996 o serviço existe como prática interdisciplinar.

asig_ico

ASIGNATURA OBLIGATORIA Y/O ELECTIVA:
Os estágios Curriculares são Obrigatórios podendo ou não ser realizados no PAAS, mas estão previstos nos currículos dos três cursos.

enfo_ico

ENFOQUE DISCIPLINAR O INTERDISCIPLINAR:
O trabalho é desenvolvido de modo interdisciplinar, pois envolve asáreas da enfermagem, nutrição e psicologia. Há ainda interface com o curso do direito

anio_ico

AÑO EN QUE SE IMPARTE:
Enfermagem: 5º ano
Nutrição: 4º ano da carreira acadêmica
Psicologia: 4º e 5º(ultimo ano e meio da carreira acadêmica

xp_ico

TIPO DE EXPERIENCIA:
Materia teórico-práctica

dura_ico

DURACIÓN EN PERIODOS ACADÉMICOS:
1 semestre al año Enfermagem
1 semestre al año Nutrição
2 semestres al año + 1 semestre (total 3 semestres) Psicologia

frec_ico

FRECUENCIA DE ENCUENTROS:
3 encuentros semanales

HORAS TOTALES DE LA EXPERIENCIA:
Enfermagem: 492h
Nutrição: 240 h
Psicologia: 960 h

publ_ico

POBLACIÓN A LA QUE ESTÁ DIRIGIDA LA PRÁCTICA:
Casas, familias

ANTECEDENTES DE LA EXPERIENCIA

O PAAS (Projeto de Atenção Ampliada à Saúde) é um dos projetos que integram a Gerência de Ação Social da UNISINOS. É um serviço que desenvolve práticas em saúde, integradas no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. Direciona suas práticas em saúde à população local, pode ser acessado pelos segmentos mais vulneráveis da população e articula-se à rede de saúde, educação e assistência social do município, participando de discussões relacionadas ao implemento de políticas públicas. O Projeto oferece serviços não contemplados na rede de saúde local, tais como o acompanhamento psicológico e nutricional e os atendimentos de enfermagem através de ações de promoção à saúde e prevenção de doenças, o que fortalece sua relevância para esta comunidade. O projeto integra parte da formação dos acadêmicos da Unisinos para a realização das atividades de estágio curricular obrigatório nos cursos de Enfermagem, Nutrição e Psicologia, permitindo-lhes o exercício da prática profissional supervisionada.

OBJETIVOS DE LA EXPERIENCIA

As práticas desenvolvidas no PAAS visam: – Promover qualidade de vida através de prática em saúde; Desenvolver práticas em saúde, integradas ao âmbito do ensino, pesquisa e extensão, divulgando este trabalho através de publicações científicas; Oferecer atendimento ambulatorial á comunidade, nas áreas de Enfermagem, Nutrição e Psicologia; Estabelecer parcerias com os programas de pós-graduação e demais projetos da Ação Social da Universidade; Promover parcerias com a rede de saúde, educação e assistência social de São Leopoldo, com o intuíto de construir projetos de intervenção junto á comunidade.

VALORES QUE HAN SUSTENTADO Y PROMOVIDO ESTA BUENA EXPERIENCIA

O trabalho realizado pelos alunos está fundamentado numa visão humanista, objetivando à educação e defesa dos direitos humanos fundamentais e mediação numa perspectiva transdisciplinar, observando-se as três ênfases da ação social da Unisinos, quais sejam: educação das relações étnicorraciais, cuidado ambiental e atenção com a superação da pobreza.

MODELO PEDAGÓGICO Y DIDÁCTICO QUE SE IMPLEMENTÓ EN LA EXPERIENCIA

No desenvolvimento das atividades, o aluno é o protagonista, uma vez que participa ativamente das discussões e dos encaminhamentos dos casos e situações de assessoria, bem como realiza os atendimentos clínicos. É responsável pela evolução das pessoas tomadas como pacientes e sua evolução. O(a) supervisor (a) realiza a orientação dos atendimentos indicando a condução necessária para que os alunos efetue o trabalho. Após os atendimentos clínicos individuais ou grupais e/ou assessorias os estagiários encontram-se de modo sistemático em grupos de supervisão o(a) supervisor(a) para a discussão e análise dos casos e situações atendidas, compartilhando com o grupo as soluções e orientações recebidas, além de realizar seminários teóricos neste mesmo espaço.

HERRAMIENTAS METODOLÓGICAS EMPLEADAS EN LA REALIZACIÓN DE LA EXPERIENCIA

O Estágio Profissional em Psicologia possibilita ao aluno vivenciar o exercício profissional em situações reais, de forma integrada aos conhecimentos estudados. Trata-se do momento da ação-reflexão sobre o fazer psicológico, sistematicamente orientado e com base nos princípios éticos e legais da profissão. Para a concretização do estágio é necessário desenvolver as seguintes competências: conhecer as possibilidades e limitações da realidade do exercício profissional; trabalhar em equipe multiprofissional e em rede; elaborar projetos e intervir em diferentes contextos, de acordo com os princípios éticos; articular as vivências práticas com as diferentes concepções teóricas; orientar e coordenar sujeitos e/ou coletivos; manter uma atitude crítica sobre a instituição e seus posicionamentos; articular os eixos do Curso com a experiência; participar efetiva e sistematicamente das atividades de orientação do estágio (acadêmica e local).

Estágio Curricular I de Enfermagem visa desenvolver as seguintes competências: articular os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante o curso na assistência ao adulto, criança, mulher e na área da saúde coletiva; planejar, executar e avaliar ações de enfermagem na prevenção da doença, na promoção e reabilitação da saúde tendo postura ética; articular atitudes investigativas com ações de educação e saúde junto aos profissionais da saúde bem como à população a ser atendida. O Estágio em Nutrição edesenvolvimento humano prevê como competências: Diagnosticar, planejar, executar e avaliar atividades em alimentação e nutrição nos diferentes ciclo da vida humana, tendo sempre como pano de fundo o contexto sócio-econômico e cultural onde o(s) indivíduo(s) está (rão) inserido(s); Conhecer as diferentes medidas de saúde e as políticas de alimentação e nutrição; Saber realizar estudos epidemiológicos em diferentes comunidades;Planejar, executar e avaliar programa de Educação Alimentar.

FORMA EN QUE LA EXPERIENCIA HA POSIBILITADO LA INTEGRACIÓN DE VARIAS DISCIPLINAS O AVANZAR EN ABORDAJES INTERDISCIPLINARIOS

O trabalho é realizado em conjunto pelos alunos estagiários dos três cursos, professores supervisores e técnicos, dando-se de forma interdisciplinar, resguardadas as especificidades de cada área sempre que necessário. Desta forma, as atividades organizam-se em núcleos. Os mesmos são tomados a partir da perspectiva de um espaço interdisciplinar organizado para articular e produzir conhecimento em todos os níveis de atenção à saúde, na abertura às construções que diferentes campos do saber podem produzir, contribuindo para a qualificação das discussões das práticas do serviço e para a formação profissional. Cada demanda é acolhida em um núcleo específico e quando identificada a necessidade de acompanhamento junto ao PAAS, os casos ficam sob a responsabilidade das diferentes supervisões de área (enfermagem, nutrição e psicologia), grupos ou instituições. Com relação aos Núcleos que compõem o serviço temos o núcleo de Acolhimento Permanente, de Práticas Institucionais, de Práticas Jurídicas, de Práticas Individuais e Familiares e de Práticas Grupais. Caracterizações dos núcleos em anexo.

ACTORES CLAVES QUE HAN PARTICIPADO EN LA EXPERIENCIA

Os atores que participam da prática são os alunos, profesores, usuários (as pessoas que procuram pelo serviço) e os parceiros que podem ser outros serviços da universidade ou do municipio.

LA EXPERIENCIA CUMPLE CON LOS CRITERIOS DE PLANIFICACIÓN Y EVALUACIÓN DEFINIDOS

A prática está em constante proceso de reflexão e avaliação dos resultados obtidos, implicando em dois momentos anuais sistemáticos, no meio e no final do ano letivo, onde planejamentos visando melhorias, modifcações e ajustes são realizados. Os resultados são discutidos entre os alunos, profesores, técnicos e mais recentemente realizamos uma pesquisa com os usuários do serviço. Os alunos apresentam relatórios de suas atividades e são avaliados por sua atuação e desempenho.

RESULTADOS Y LOGROS OBTENIDOS EN LA REALIZACIÓN DE LA EXPERIENCIA

No ano de 2013 através das ações do PAAS, atendemos 394 pacientes em nível ambulatorial, que inlcui os atendimentos realizados no núcleo de Acolhimento Permanente, e de Práticas Jurídicas e nas modalidades individual e grupal das três áreas. Ao todo foram realizados 6.333 antedimentos, sendo a maioria(58,9%) deles individuais na psicologia, seguido pelos atendimentos na nutrição (10,3%) e 6,7% na enfermagem. Os grupos e oficinas realizaram 14,3% dos atendimentos aos usuários e as avaliações psicológicas referentes ao núcleo de Práticas Jurídicas representaram 5,2%.


Web
WebWeb