31

CÁTEDRAS DE NUTRICIÓN: PROYECTO DE EXTENSIÓN SOCIAL- CONVENIO TÉCNICO CULTURAL BANCO DE ALIMENTOS.
BRASIL

univ_ico UNIVERSIDAD: Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
AÑO DE FUNDACIÓN: 1969
ESTADO/PROVINCIA: São Leopoldo / Rio Grande do Sul (RS)
POBLACIÓN ESTUDIANTIL EN 2013: 31.000 alunos

pers_ico RESPONSABLES DE LA EJECUCIÓN DE LA EXPERIENCIA:
Professora Denise Zaffari
zaffari@unisinos.br

VÍNCULOS A LA EXPERIENCIA:
Banco de Alimentos

UNIDAD RESPONSABLE DE EJECUTAR LA EXPERIENCIA:
Projeto Social – Convênio Técnico Cultural Banco de Alimentos – UNISINOS
Centro de Cidadania e Ação Social

luga_ico

LUGAR(ES) DONDE SE IMPLEMENTA:
Centro de Cidadania e Ação Social (CCIAS)/ UNISINOS

anti_ico

ANTIGÜEDAD:
Desde 1993.

asig_ico

ASIGNATURA OBLIGATORIA Y/O ELECTIVA:
Podem ser desenvueltos estágios curriculares obrigatórios e não obrigatórios

enfo_ico

ENFOQUE DISCIPLINAR O INTERDISCIPLINAR:
No especificado
anio_ico

AÑO EN QUE SE IMPARTE:
No especificado

xp_ico

TIPO DE EXPERIENCIA:
Materia teórico-práctica

dura_ico

DURACIÓN EN PERIODOS ACADÉMICOS:
2 semestre al año

frec_ico

FRECUENCIA DE ENCUENTROS:
No especificado

HORAS TOTALES DE LA EXPERIENCIA:
No especificado

publ_ico

POBLACIÓN A LA QUE ESTÁ DIRIGIDA LA PRÁCTICA:
Crianças adolescentes, adultos, idosos, lactentes e puérperas.

ANTECEDENTES DE LA EXPERIENCIA

Como exemplo de boa prática dessa inserção curricular, os alunos dos Cursos de Nutrição e Gastronomia desenvolvem atividades junto ao projeto Social Banco de Alimentos (BA) /Unisinos. O Projeto norteia suas ações no sentido de contribuir para a melhoria das condições de vida (nutrição e saúde) de crianças e adolescentes, acolhidos pelas Entidades que recebem alimentos do BA. uma vez que os académicos, supervisionados pelo professor do Projeto e pelas nutricionistas dos BAs, em articulação com as equipes técnicas das Entidades, exercem atividades de diagnóstico nutricional, intervenções nutricionais individualizadas e coletivas, no sentido de prevenir e orientar situações relacionadas à má alimentação. Também são planejadas e executadas oficinas e cursos de culinária, direcionados aos manipuladores de alimentos das Entidades e comunidade em geral.

Pais, educadores e manipuladores de alimentos (merendeiras) também recebem orientações sobre nutrição e saúde. É cientificamente comprovado que mudanças nos hábitos alimentares e na atividade física podem influenciar fortemente vários fatores de risco para a ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis. A OMS e o Ministério da Saúde (MS) têm enfatizado a importância do engajamento de ações transdisciplinares no que tange o enfrentamento a Fome no mundo e a superação da pobreza em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento.

A seleção das Entidades que são beneficiadas pelo Projeto Social BA e que recebem o atendimento dos acadêmicos de nutrição e gastronomia é realizada mediante a visitação da mesma pelas nutricionistas dos BA. Os critérios de seleção incluem o número de crianças/adolescentes acolhidos, o local, as condições de área física, as dificuldades encontradas relacionadas à manipulação de alimentos, as condições gerais de saúde das crianças e adolescentes, a higiene ambiental, a observação do cardápio e da forma de preparo dos alimentos, a atitude dos educadores frente ao manejo da educação alimentar durante as refeições das crianças, a forma como as refeições são servidas e outros itens mais específicos de cada local, observados no momento da visita. De uma forma geral, a escolha das Entidades passa por estes critérios e o projeto procura contemplar aquelas mais necessitadas e com maiores dificuldades.

OBJETIVOS DE LA EXPERIENCIA

General:

Planejar, executar e assessorar ações de intervenção em Segurança Alimentar, contribuindo para a promoção da qualidade de vida e a superação da pobreza, apoiando projetos de atendimento aos usuários da política de assistência social que compõem a rede socioassistencial de Porto Alegre e do Vale do Sinos.

Específicos:

  • Identificar o perfil nutricional das crianças e adolescentes acolhidos pelas Entidades atendidas pelo BA;
  • Definir e executar estratégias de intervenção nutricional, individualizadas e coletivas, direcionadas às crianças e adolescentes acolhidos pelas Entidades atendidas pelos BA;
  • Capacitar os profissionais que atuam nas Entidades assistidas pelos BA (educadores, manipuladores de alimentos e coordenadores) nas diversas áreas da Nutrição e Saúde;
  • Capacitar familiares e manipuladores de alimentos que atuam nas Entidades atendidas pelos BA quanto as Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, com ênfase no cuidado com a água, com a eciclagem de resíduos e cuidados gerais com o meio ambiente.
  • Planejar e executar ações que contribuam para a superação da pobreza, alinhadas com os objetivos do projeto;
  • Planejar e executar ações que contribuam para a sensibilização de alunos e usuários do projeto sobre a educação das relações étnico raciais, alinhadas com os objetivos do projeto

VALORES QUE HAN SUSTENTADO Y PROMOVIDO ESTA BUENA EXPERIENCIA

Os valores estão contemplados nas competências de cada atividade acadêmica (ética, diversidade, justiça social, sustentabilidade socioambiental, solidariedade, cooperação, inovação e reciprocidade).

MODELO PEDAGÓGICO Y DIDÁCTICO QUE SE IMPLEMENTÓ EN LA EXPERIENCIA

Os acadêmicos, semestralmente, ao iniciarem o estágio, recebem uma capacitação Introdutória de 12 horas, realizada pelo Professor do Projeto e as Nutricionistas dos BA, onde é apresentada a missão, os valores, a população, a metodologia de trabalho, os objetivos do BA e do projeto e as rotinas básicas do trabalho. Cada aluno recebe uma pasta contendo todos os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), além da capacitação técnica específica. Os acadêmicos cumprem 12 horas/semana de estágio, independente se fazem estágio curricular ou trabalho voluntário e permanecem 8horas/semana nas Entidades. As outras 4h/semana são destinadas às reuniões técnicas acadêmicas que ocorrem em dias a serem estipulados no início do semestre. Nesta ocasião, são apresentados e discutidos temas de interesse geral, relacionados às áreas de Nutrição, Saúde Coletiva, Educação Infantil, Educação Alimentar, Administração de Unidades de Alimentação, Psicologia, Responsabilidade Social e outras, direcionadas pela demanda das atividades desenvolvidas em cada Entidade. Esta atividade é coordenada pelo professor do projeto e pelos nutricionistas dos BA e, em algumas ocasiões, alguns profissionais do mercado e das diferentes áreas citadas são convidados para operacionalizar a atividade através de palestras e discussão de casos. Outra atividade prevista nas sextas-feiras é o monitoramento das atividades em cada Entidade, realizada através do relato dos alunos, considerando as dificuldades encontradas e as possíveis estratégias de intervenção. As atividades dos acadêmicos são supervisionadas diretamente pelas nutricionistas dos BA que, semanalmente, vão às Entidades acompanhar o trabalho. O professor do projeto atua na supervisão acadêmica, de forma direta em visitas às Entidades e, de forma indireta, através das atividades acadêmicas em sala de aula e nas reuniões técnicas e acadêmicas que ocorrem nos BA.

HERRAMIENTAS METODOLÓGICAS EMPLEADAS EN LA REALIZACIÓN DE LA EXPERIENCIA

Elaboração de um projeto de intervenção em cada Entidade atendida pelos alunos, oficinas, palestras, estudos de caso, seminários, participações em eventos, projetos de pesquisa.

FORMA EN QUE LA EXPERIENCIA HA POSIBILITADO LA INTEGRACIÓN DE VARIAS DISCIPLINAS O AVANZAR EN ABORDAJES INTERDISCIPLINARIOS

O projeto possibilita a aplicação do binomio teoria-prática e das competências que o aluno desenvolve ao longo dos cursos de Nutrição e Gastronomia. Nesta prática são contemplados temáticas de interesse geral, relacionados as áreas de Educação Infantil, Psicologia, Responsabilidade Social, Pedagogia, etc.. Outros cursos da Universidade também se inserem no projeto a partir de demandas específicas dos mesmos ou da comunidade, entre eles os cursos de Design, Jornalismo, Relações Internacionais, Serviço Social, etc…

ACTORES CLAVES QUE HAN PARTICIPADO EN LA EXPERIENCIA

Professor coordenador do projeto, professores supervisores de estágios, alunos bolsistas da Ação Social, alunos dos cursos de Nutrição e Gastronomia em estágios curriculares, alunos em trabalhos voluntarios.

LA EXPERIENCIA CUMPLE CON LOS CRITERIOS DE PLANIFICACIÓN Y EVALUACIÓN DEFINIDOS

Semestralmente as ações são planejadas, conjuntamente, entre o coordenador do projeto e os nutricionistas dos Bas. A avaliação global do projeto é realizada no final de cada ano através dosIndicativoes e itens de controle definidos. Estes dados são sistematizados em tabelas e apresentados na forma de relatórios anuais

Semestralmente a equipe técnica se reúne para avaliar os resultados, planejar e implantar estratégias de melhorias da qualidade do projeto.

RESULTADOS Y LOGROS OBTENIDOS EN LA REALIZACIÓN DE LA EXPERIENCIA

Banco de Alimentos de Porto Alegre

Número de acadêmicos envolvidos no Projeto = 49

  • Número de Entidades atendidas pelo Projeto = 69
  • Número de crianças com estado nutricional avaliado = 756
  • Número de idosos com estado nutricional avaliado = 69
  • Número de idosos atendidos individualmente – 05
  • Número de pessoas capacitadas para atuação em Núcleos Bancos de Alimentos – 12
  • Número de dinâmicas de Educação Alimentar e Nutricional e oficinas culinárias, realizadas com crianças e adolescentes = 88
  • Número de materiais/receitas elaborados (manuais, folders, cartilhas, relatórios de visita, laudos técnicos de avaliação de pontos críticos nas cozinhas das Entidades, planos de ação) = 41, sendo 1 e-book em andamento.
  • Número de palestras, oficinas e capacitações para funcionários das Entidades – 11
  • Número de cozinheiras das Entidades capacitadas em Oficinas de Gastronomia Saudável = 90
  • Número de visitas às Entidades realizadas pelos acadêmicos e equipe técnica= 41
  • Número de reuniões de supervisão das atividades com os acadêmicos = 30
  • Número de seminários apresentados pelos acadêmicos = 08
  • Número de capacitações direcionadas aos acadêmicos = 24
  • Número de receitas de pratos saudáveis testadas = 20
  • Número de oficinas culinárias direcionadas para cozinheiras e auxiliares de cozinha = 11
  • Número de cozinheiras e auxiliares de cozinha participantes de oficinas culinárias = 90
  • Número de oficinas culinárias direcionadas para crianças e adolescentes = 08
  • Número de crianças e adolescentes participantes de oficinas culinárias = 96
  • Número de Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação realizados no Banco de Alimentos = 06

Banco de Alimentos do Vale do Sinos

  • Número de crianças e adolescentes com estado nutricional avaliado = 232
  • Número de acadêmicos envolvidos no Projeto – 06
  • Número de oficinas de Educação Alimentar e Nutricional realizadas com crianças – 144
  • Número de crianças e adolescentes que participaram de oficinas de nutrição saudável e gastronomia – 129
  • Número de crianças participantes em atividades de Educação Alimentar:440
  • Número de palestras, oficinas, capacitações e reuniões realizadas com crianças, adolescentes, pais e educadores: 32
  • Número de capacitações direcionadas aos acadêmicos – 17
  • Número de reuniões de supervisão com acadêmicos – 31
  • Número de visitas realizadas às Entidades – 170
  • Número de capacitações para manipuladores de alimentos – 01
  • Número de manipuladores de alimentos capacitados em Boas Práticas na Manipulação de Alimentos – 123
  • Número de Entidades atendidas pelo Projeto – 75 entidades receberam alimentos e 04 Entidades contaram com as atividades realizadas pelos acadêmicos
  • Número de materiais educativos elaborados – 19 (manuais, folders, cartilhas, relatórios de visitas, laudos técnicos de avaliação de pontos críticos de controle nas cozinhas das Entidades e planos de ação) = 19
  • Número de relatórios elaborados técnicos pelos acadêmicos – 24
  • Participação no Dia Nacional da Construção Social de 2013, realizando atividades de
  • Educação Alimentar com crianças e orientações sobre Alimentação Saudável para adultos: número de pessoas abordadas = 30
  • Realização da “I Feira sobre Alimentação Saudável” na Escola da Cruz Vermelha de São Leopoldo: número de pessoas atendidas = 60
  • Realização da atividade de educação alimentar sobre “Tubo Digestivo” em parceria com o SESI/Portão: número de crianças e adolescentes atingidos = 250
  • Participação em evento para a comunidade do Bairro Feitoria em São Leopoldo, realizando avaliações nutricionais e orientações nutricionais: número de pessoas atendidas = 70

Participação e organização da “Semana da Alimentação 2013” em parceria com a Unisinos, EMATER e Prefeitura Municipal de São Leopoldo no oferecimento de oficinas sobre “Uso de Plantas Medicinais e Plantas Alimentícias Não Convencionais”: número de participantes = 50

FACTORES QUE HAN FACILITADO Y OBSTACULIZADO EL DESARROLLO DE LA EXPERIENCIA

Fatores facilitadores – parceria entre a Universidade, os Bancos de Alimentos e os mantenedores dos mesmos; envolvimento de professores e alunos no projeto, apoio das coordenações dos cursos e da Universidade.
Não são identificados obstáculos a implementação do projeto.

LECCIONES APRENDIDAS

A possibilidade dos alunos vivenciarem a realidade social, econômica e cultural das comunidades onde as Entidades estão inseridas, proporciona uma formação ampliada ao futuro profissional. O binomio teoría-prática fica evidenciado ao longo das ações realizadas no projeto.

A intredisciplinariedade é constantemente exercitada o que proporciona aos alunos e profesores uma visão global da educação em saúde.

Os valores relacionados à ética, a solidariedade, ao humanismo e ao respeito as diferenças e a inclusão social são apreendidos durante o desenvolvimento das ações do projeto.

POR QUÉ ÉSTA ES UNA BUENA EXPERIENCIA PARA LA COMUNIDAD EDUCATIVA Y PARA EL DESARROLLO DEL ENFOQUE DE RSU

O projeto é um espaço que proporciona aos alunos e profesores a oportunidade de vivenciar e integrar vários saberes e possibilita a inserção da Universidade no âmbito da responsabilidade social.


Web
WebWeb